sábado, 8 de novembro de 2008

"Guernica" de Picasso...


No livro "Formas de Pensar o Desenho - Desenvolvimento do Grafismo infantil, página 185 Edith Derdyk mostra como Pablo Picsso usou o "desenho como um processo" para construir Guernica. Então transcrevo aqui suas palavras. "Picasso catalogou e conservou cuidadosamente as extensas séries de estudos para a execução do mural de Guernica O material consiste em desenhos, pinturas e gravuras: um dossiê completo. Existiu uma preocupação em conservar a sequência cronológica destes estudos para a relização do mural, no sentido de apresentar e revelar os vários momentos em busca da imagem final. Estes estudos são verdadeiros documentos do processo de trabalho de Picasso, refletindo a sua forma de pensar a criação."
Então cada vez que leio e releio este livro, encontro formas de ver um quadro como nunca antes tinha feito. E viajar nas palavras de Edyth encontrando tudo que eu queria saber sobre esta obra de Picasso, é um presente. E finalizo com uma citação dele: "Um quadro não é pensado e fixado a priori: enquanto executamos, ele vai seguindo a mobilidade do pensamento. Uma vez terminado, ele pode mudar bastante, de acordo com o estado daquele que o observa. Um quadro vive sua vida da mesma forma que um ser ser humano, e sofre as mesmas mudanças que o cotidiano impõe."
A pintura do quadro foi fotografada do livro de Edith, pág 189. Só a título de ilustração. Porque você ver a obra "ao vivo e a cores" não tem preço...

Um comentário:

  1. Ainda quero ver Guernica! Este trabalho de Pablo Picasso que continua dando o seu recado.

    ResponderExcluir