sábado, 4 de julho de 2009

Desenhar pode ser...



Uma das muitas formas de me comunicar comigo mesmo ou com o mundo. Assim os desenhos podem ser através de textos, desenhos figurativos ou abstratos. Cada um deles com o valor pessoal que consigo dar a eles para me expressar.
O desenho de certa forma é visto como algo a ser feito por poucos. E não adianta insistir e mostrar que não é bem assim.
Se você foi para a escola, aprendeu a ler e escrever, certo? Então pode aprender a se expressar através do desenho. Existem técnicas que ajudam a fazer um desenho mais preciso. Concorda?
As crianças sabem desenhar. Usam o lápis para representar um exercício do seu aprender. Não estão perocupadas como o julgamento do seu desenho.
Estes desenhos representam fases do denvolver e se você ajudá-las ela pode acresentar detalhes que antes não haviam. E podem também serem desencorajadas...Com uma obervação inadequada do adulto e assim parar numa etapa que infelizmente produz o tipo de resposta: "Não sei desenhar!". Para sempe...
Mas você pode ser uma pessoa que não se deixou podar pelos comentários dos adultos, quando criança. E agora consegue desenhar...
Não importa com o que: palavras, cores...
Fazer desenhos é uma forma de se comunicar. Se me interesso sobre o assunto, vou aprendendo cada dia mais e mais. Fácil, aprende sem fazer? Não. Então, se gosta mesmo, vá saber como proceder. Até alcançar o nível que deseja. Quem te ajuda nesta? Primeiro, você mesmo e depois as pessoas que são do seu convívio. Acreditar que pode fazer é um começo...

7 comentários:

  1. Uma forma de ver o mundo, se relacionar com ele e passear por aí...

    ResponderExcluir
  2. Comunicação, sim... e das mais fortes. E mais: o desenho permite que o leitor viaje na realidade paralela inventada pelo desenhista. É maravilhoso causar essas sensações nas pessoas.

    Belo post.

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  3. aprendi a desenhar antes mesmo de aprendera andar.rsss!tá no sangue!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Moisa:
    Sabe que fico impressionada com a força dos desenhos? Mesmo que seja um simples rabisco...
    Obrigada pelo comentário.
    Atémais.
    Anny.

    ResponderExcluir
  5. Leslie:
    Obrigada pelo comentário.
    Eu jurava que já tinha respondido você.
    Ai,ai!
    Beijos.
    Anny

    ResponderExcluir
  6. Interessante esse seu texto. Tenho uma filha de 5 anos e na escola dela eles incentivam o desenho. Desenham muito, para exposições internas, para ilustrar uma tarefa. E acredite, todos lá desenham bem. Se os adultos(pais, mães, tios) continuassem a incentivar essas crianças sempre, acredito que eles iriam desenhar sempre. Eu, depois que acompanho ela, acredito que todos nós podemos desenhar, pq nascemos rabiscando linhas para nos expressar, só depois começamos a aprender a escrever.
    Eu, gosto muito dos seus desenhos.
    besos

    ResponderExcluir
  7. Ramirez:
    Obrigada pelo comentário que disse tudo que penso sobre o desenho.
    Desculpe a demora em responder.
    Feliz Ano Novo.

    Até mais.

    ResponderExcluir